sexta-feira, 21 de maio de 2021

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE FERNANDO PEDROSA

 A estação de São Romão,atual FERNANDO PEDROSA foi inaugurada em 26.09.1933 localizada no km 184 da linha tronco da EFCRGN.

No dia 11/09/1933 a comitiva presidencial partiu em trem especial da EFCRGN com destino a São Romão, pertencente a época ao município de Angicos.
         Segundo o jornal o Radical o presidente Getúlio Vargas visitou em São Romão a fabrica de óleo de caroço de algodão da fazenda São Joaquim do industrial Fernando Pedroza. Houve um almoço e logo após deu-se a partida do trem para Angicos e dali o presidente seguiu de carro para Mossoró. (O RADICAL, 06/09/1933).
         A matéria do referido jornal não deixa claro se a passagem de Getúlio Vargas em São Romão foi pra inaugurar a estação ou somente visitar a fábrica de óleo na fazenda São Joaquim.
Na década de 1940 teve o nome alterado para Fernando Pedrosa.


Chegada do trem presidencial a São Romão", é o que diz a legenda da fotografia publicada na revista de 1933. O Presidente é Getúlio Vargas. Seria a inauguração da estação, que foi em 1933, segundo os registros? (Noite Ilustrada, 1933
A mesma imagem que a cima mas essa mostra o dístico onde aparece o nome da estação.Segundo a Revista da Semana esse é o momento da partida do trem com a comitiva presidencial para Angicos.Fonte: Revista da Semana, 1933,p.22.



Almoço oferecido a Getúlio Vargas na fazenda São Joaquim em São Romão (atual Fernando Pedroza) as mesas foram dispostas embaixo de um bosque de oiticicas.Fonte: revista da Semana, 1933,p.22.

Antiga ponte ferroviária em São Romão.



Sobre o município
Fernando Pedroza (antiga São Romão), foi fundada nos idos de 1920, pelo engenheiro Joca Briza, que veio acompanhado de alguns amigos como, Antônio Teixeira, Francisco Francilino e José Cassemiro, que vieram a esse lugar com o objetivo de construir a estrada de ferro ligando a cidade de Lajes a Angicos.
Essas terras (segundo depoimentos de antigos moradores), pertenciam ao Sr. Joaquim Trindade, que com o passar dos anos vendeu a família Pedroza. Tendo como ponto de partida a mercearia instalada pelo o Sr. Antonio Teixeira e a feira livre, iniciaram nas terras de São Joaquim o processo de construção de moradias, dando origem ao povoado de São Romão.
Com a construção da estrada de ferro, começaram a surgir pessoas em busca de trabalho, sendo necessária a construção de moradias para abrigar as famílias que ali chegavam.
Até então, todo o fornecimento alimentício da Vila era feito no barracão do Sr. Antônio Teixeira. Francisco Francilino construiu uma pensão com o intuito de abrigar as pessoas aqui recém-chegadas e José Cassemiro, fornecia carne suína e caprina aos moradores.
A vila foi crescendo, os moradores se organizaram e passaram a ocupar mais espaço surgindo assim novas ruas e entidades necessárias para o convívio dos mesmos. A vila de São Romão era assim chamada devido a uma antiga moradora por nome de Crinaúria que doou a imagem de São Romão para a 1ª capela, que ficava ao lado da estação ferroviária, que hoje funciona como armazém.
A família Pedroza representada pela figura do Sr. Fernando Pedroza, contribuiu diretamente com o desenvolvimento da Vila, doando as terras para o povo que aqui chegasse e construíssem as suas casas. Em homenagem a esse gesto de grandeza os habitantes resolveram mudar o nome da vila de São Romão para Fernando Pedroza. Não se pode deixar de registrar a importante participação de Annibal Calmon Costa, Gerente da Usina São Joaquim, ativo participante do esforço para o desenvolvimento de Fernando Pedroza.
Em 26 de junho de 1992, através da Lei 6.301. o então denominado povoado de Fernando Pedroza desmembrou-se da Cidade de Angicos, elevando-se a categoria de município do Estado do Rio Grande do Norte".
A estação foi desativada na década de 1960 com  a desativação do ramal Angicos –Lajes.Em 2012 foi restaurada e atualmente é destinada a secretarias e biblioteca da prefeitura.

A estação de Fernando Pedroza em reforma








A estação de Fernando Pedroza após a reforma



FONTE - CRÔNICAS TAIPUENSES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
PARA SER FELIZ DE V ERDADE VOCÊ PRIMEIRAMENTE TEM QUE FAZER UM MONTÃO DE GENTE FELIZ

Arquivo do blog

Minha lista de blogs

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE FERNANDO PEDROSA

  A estação de São Romão,atual FERNANDO PEDROSA foi inaugurada em 26.09.1933 localizada no km 184 da linha tronco da EFCRGN. No dia 11/09/19...